segunda-feira, 29 de maio de 2017

Minhas impressões - Por lugares incríveis - Jennifer Niven


Theodore Finch e Violet Markey são adolescentes, e estão cursando o último ano do ensino médio. Finch é chamado de aberração por vários alunos da escola, tem rompantes de agressividade quando provocado, e períodos que chama de apagão, quando entra em uma depressão profunda e deixa de ir à escola por dias seguidos. Violet tinha uma vida perfeita até poucos meses atrás, quando ela e sua irmã Eleanor sofreram um acidente de carro e somente ela sobreviveu. Ela tenta se punir por isso, achando que não merece viver já que sua irmã não vive mais. Tanto Finch quanto Violet tentam transmitir aos demais uma mensagem de que estão bem, embora não seja bem assim que se sentem.


Os dois não se conheciam especificamente, e embora frequentassem a mesma escola, cursavam apenas uma matéria juntos. E depois de um encontro inusitado na torre do sino da escola, onde ambos estão pensando que tipo de alívio encontrariam na morte caso caíssem daquela altura, um trabalho em dupla dessa matéria promete ajuda-los a sair dessa zona de (des)conforto que são suas vidas. Quem vê os dois lá de baixo fica com a impressão de que Violet está salvando Finch, e é o que ele quer que pareça, mas na verdade é um salvamento mútuo.
Na aula de geografia, o professor quer que os alunos, em duplas, visitem lugares inusitados do estado onde moram, e façam registros dessas visitas, trazendo algo de cada local como uma lembrança. Finch força a situação para ser dupla de Violet, e a partir daí os dois começam uma amizade, que acaba se transformando em amor. Finch conquista Violet aos poucos, e ao mesmo tempo que isso o ajuda a enfrentar seus problemas, ajuda a ela também a enfrentar a perda da irmã. A vida de Finch  não é das mais tranquilas, seus pais estão separados há mais de um ano, depois de algumas idas e vindas. O pai tem outra família e é agressivo, Finch e suas duas irmãs jantam com a outra família do pai uma vez por semana, e não se sentem nada a vontade com isso. A mãe deles não se recuperou da separação, e não dá muita atenção aos filhos.
Os pais de Violet, mesmo devastados pela perda da filha mais velha, tentam animar a mais nova, pois percebem que a falta da irmã está fazendo muito mal a Violet. A princípio eles gostam de Finch, e incentivam a amizade da filha com ele, até o dia em que os adolescentes acabam quebrando essa confiança, e os pais de Violet a proíbem de se encontrar com o garoto, o que não impede que se encontrem às enscondidas. O final dessa história é surpreendente, e me fez pensar como é difícil ajudar as pessoas quando nós mesmos precisamos de ajuda.



Nome: Por lugares incríveis
Autor: Jennifer Niven
Editora: Seguinte
Sinopse:
Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, a garota se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.
Sinopse e imagem: http://www.editoraseguinte.com.br/titulo/index.php?codigo=55060

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...