sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Minhas impressões - Jantar secreto - Raphael Montes


Dante, Hugo, Miguel e Leitão são quatro amigos que saíram do interior do Paraná para cursar faculdade no Rio de Janeiro, com o sonho de terminar seus respectivos cursos e serem bem sucedidos. Mas o que os espera no final da faculdade, que nem todos conseguem terminar, é muito trabalho e pouco reconhecimento. Os quatro dividem um apartamento alugado em Copacabana, e ralam como podem para manter as contas em dia. Dante formou-se em Administração, mas trabalha em uma livraria como atendente, Hugo estudou gastronomia, tem um gênio difícil e não para muito tempo nos empregos que consegue em pequenos restaurantes. Miguel é residente de Medicina, mas sua bolsa residência está atrasada a meses. Leitão parou os estudos no segundo ano de faculdade, e vive de pequenos golpes na internet.
Aos trancos e barrancos, eles vão sobrevivendo no Rio, até que a imobiliária entra em contato com Dante cobrando o aluguel do último semestre, que Leitão deveria ter pago em dia com o dinheiro suado que mensalmente eles recebem. Os três vão tirar satisfação com Leitão, que não parece nem um pouco arrependido de ter caloteado os colegas. Nesse ponto descobrimos por Dante, que é o narrador da história, tudo o que se passou com Leitão na infância, e o levou a ter alguns problemas psicológicos sérios, que aparentemente são a causa de seu comportamento atual.
Os outros três rapazes conversam sobre o que podem fazer para quitar a dívida com a imobiliária, que deu duas semanas para que a situação seja resolvida. Uma ideia surge, e rapidamente os rapazes se animam, pois pode ser a solução para o problema. Trata-se de realizar alguns jantares de alto nível, para um grupo seleto e que paga ótimos valores pela experiência. Só que mais uma vez Leitão faz besteira e complica a todos eles ainda mais, quando o anúncio que ele deveria fazer na internet sobre os jantares sai do controle. Ele anuncia um prato à base de carne humana, e aparecem pessoas dispostas a pagar muito por isso, sinalizando com a rápida solução para a questão da imobiliária. Diante da impossibilidade da devolução do dinheiro já recebido pelas refeições, o grupo decide seguir adiante e realizar o jantar.
Umberto, uma das pessoas que comparece ao jantar exótico oferecido por eles começa a insistir que eles invistam no negócio, e enquanto Leitão e Hugo só veem benefícios nisso, Miguel não quer aceitar e Dante fica em dúvida se participa ou não. Mas eles se veem sem saída diante de alguns argumentos e artimanhas de Umberto, e acabam aceitando a situação. Os amigos nem imaginam o tamanho da encrenca em que estão se metendo...

É o primeiro livro que leio do Raphael Montes, e gostei muito. Quero ler os outros, porque já li muitas coisas boas a respeito deles. É o tipo de livro que não dá vontade de largar, e teve um final bem surpreendente.



Nome: Jantar secreto
Autor: Raphael Montes
Editora: Companhia das Letras
Sinopse:
Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso na capital fluminense. Mas o dinheiro está curto e o aluguel está vencido. Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca.
A partir daí, eles se envolvem em uma espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos e grã-finos excêntricos, e levam ao limite uma índole perversa que jamais imaginaram existir em cada um deles.

Sinopse e imagem: http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=14205

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...