terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Minhas impressões – As cordas mágicas – Mitch Albom

***** Livro enviado pela Editora Arqueiro, parceira do blog *****


Essa é a história de um violonista, Frankie Presto, e começa em seu funeral. Quem narra os momentos desde seu nascimento e infância é a música. Sim, a música, um talento que Frankie agarrou com as duas mãos quando nasceu. E tendo Frankie passado por tantos lugares e conhecido tantas pessoas, sem ter criado raízes em lugar nenhum, nada mais natural que sua única companheira de todo os dias pudesse contar essa história, pois vivenciou cada momento com ele.
Frankie nasceu na Espanha, durante a guerra, enquanto sua mãe se refugiava em uma igreja que poucos minutos depois seria destruída. Ela foi auxiliada por uma freira, e isso fez toda a diferença na história de Frankie. Pouco tempo depois, o garoto foi abandonado em um rio, e foi tirado de lá por um cachorro, que alardeou seu dono, um homem solteiro, que criou Frankie como seu filho por alguns anos, e o levou para ter aulas com um professor de violão cego. O garoto é enviado para os EUA devido a alguns problemas enfrentados pelo pai adotivo e seu professor.
Mesmo depois de chegar à América, a vida dele continua sofrida. Sua tia, a quem ele procura por indicação do pai adotivo, não sabe de sua existência, e por conta de uma confusão criada pelo pai nas lembranças de Frankie, ele acaba fugindo e vai parar em um orfanato. O professor de violão de Frankie, antes de coloca-lo a caminho dos EUA, deu a ele um conjunto de cordas de violão, que tem um poder especial. O garoto acaba usando as cordas em alguns momentos, o que faz com que a história de algumas pessoas mude.
A narrativa intercala a vida de Frankie contada pela música com entrevistas concedidas por pessoas que estão presentes no funeral dele, e que de alguma maneira fizeram parte de sua história. Frankie morreu já com uma certa idade, cometeu algumas loucuras, amou, foi amado, teve alguns vícios, venceu esses vícios, viajou muito, tocou e gravou muitas canções, foi rico, foi pobre, enfim, teve uma vida intensa, e uma história bonita e triste na mesma medida.

Que história impressionante. Muitas coisas sobre sua vida são reveladas ao Frankie somente próximo a sua morte, algumas que vamos sabendo pela música ao longo da história, e algumas que descobrimos junto com ele quando lhe são contadas. Faz parte do mistério, faz parte da mágica de tudo o que acontece a ele nos momentos mais diversos.



Nome: As cordas mágicas
Autor: Mitch Albom
Editora: Arqueiro
Sinopse:
Francisco Presto nasceu numa pequena cidade da Espanha em plena guerra civil. Com a infância marcada por tragédias, Frankie se torna pupilo de um professor de música cego, que se dedica a lhe ensinar tudo o que sabe. Ao completar 9 anos, ele foge para os Estados Unidos carregando consigo apenas seus bens mais preciosos: um violão e seis cordas mágicas. Com um talento fora do comum para tocar e cantar, Frankie rapidamente alcança o estrelato e influencia o cenário musical do século XX, apresentando-se ao lado de nomes consagrados como Elvis Presley e Little Richards. No entanto, seu dom se transforma em um terrível fardo quando ele percebe que pode afetar o futuro das pessoas: uma corda de seu violão fica azul cada vez que uma vida é alterada. No auge do sucesso, assombrado por seus erros e por seu estranho poder, Frankie sai de cena por anos, apenas para ressurgir para um espetacular e misterioso adeus.

Sinopse: http://www.editoraarqueiro.com.br/livros/ascordasmagicas/
Imagem: arquivo particular

Um comentário:

  1. amei a resenha de outlander, um amor assim vale a pena viver, ja pensou se encontrar depois de muitos anos e sobreviver a um grande amor. quero muito ler. apesar de ainda nao ter lido nenhum. bjs
    ELIANA AGUIAR

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...