terça-feira, 29 de novembro de 2016

Minhas impressões - O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares - Ransom Riggs





Jacob escuta desde pequeno as histórias de seu avô sobre sua infância em uma ilha, onde havia um orfanato para crianças especiais. Ele falava que era perseguido por monstros e que por isso teve que ir para esse orfanato, onde morava um garoto invisível, uma garota que levitava, e um casal de irmãos que tinham uma força excepcional. Jacob acreditava em tudo isso, até que começou a virar piada na escola por causa dessas histórias. Seu avô não tocou mais no assunto com ele, até que Jacob o encontrou à beira da morte, em circunstâncias muito estranhas, e ele lhe disse para ir para a ilha, onde estaria seguro, e que se arrependia de não ter contado algo ao neto enquanto ainda tinha tempo.
Depois disso, Jacob começou a ter pesadelos recorrentes com o avô e seu suposto monstro assassino, que ele havia vislumbrado próximo ao corpo. Ele ganha de presente de aniversário da sua tia um livro que era do avô, e lá encontra coisas relacionadas às últimas palavras dele, e se convence a ir até a ilha, para tentar descobrir coisas sobre a infância e adolescência do avô. Ele vai junto com seu pai para a misteriosa ilha, e consegue chegar à casa onde seria o orfanato, mas tudo está caindo aos pedaços, e não há vestígios de que alguém tenha estado no local há muito tempo.
Jacob fica intrigado e resolve retornar à casa no dia seguinte para fazer mais verificações. Ele encontra coisas estranhas nas ruínas, pensa ter visto algumas crianças na casa e segue uma delas, até atravessar uma fenda no tempo e deparar-se com a casa em perfeito estado e todos os seus habitantes vivos e bem. Eles vivem em um único dia do passado, que se repete infinitamente.
Ele descobre que as crianças são peculiares, assim como a diretora da casa. Cada uma tem uma habilidade especial, e seu avô era uma delas, até desistir de viver nesse único dia e atravessar a fenda para lutar na Guerra. Uma das crianças e a diretora, srta. Peregrine, costumavam corresponder-se com o avô de Jacob. Ele descobre a verdade sobre os monstros perigosos dos quais os peculiares se protegem, e deduz que seu avô foi mesmo morto por um deles. As coisas ficam bem complicadas quando começam a suspeitar de que hajam monstros na ilha seguindo Jacob para tentar localizar a fenda e atacar os peculiares. Jacob precisa decidir se volta para o presente e sua vida nos Estados Unidos ou se fica na casa, preso no mesmo dia junto aos peculiares para ajudar a defende-los.

Eu tinha muita curiosidade sobre esse livro, que tem uma capa que para mim parecia ser de um livro de suspense ou terror. Confesso que a foto da capa, bem como as fotos que aparecem em algumas páginas do livro, representando os peculiares, são inquietantes, e me davam uma sensação esquisita, mas ilustraram muito bem os personagens descritos no livro, que no final das contas não passa de uma história de fantasia. Agora quero ler o segundo livro (o terceiro será lançado em breve) porque esse primeiro terminou no meio do nada, e eu quero saber o que vai acontecer com esse grupo de crianças e adolescentes.






Nome: O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares
Autor: Ransom Riggs
Editora: Leya
Sinopse:
Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares, um romance inesquecível que mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares: elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo... E, de algum modo, por mais impossível que pareça, ainda podem estar vivas. Uma fantasia arrepiante, ilustrada com assombrosas fotografias de época, O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares vai deliciar jovens, adultos e qualquer um que goste de uma aventura sombria. Mesmo sem as fotos, esta seria uma história emocionante, mas as imagens dão um irresistível toque de mistério.
Imagem e sinopse: http://geral.leya.com.br/pt/literatura-fantastica/orfanato-da-srta-peregrine-para-criancas-peculiares/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...