sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Minhas impressões - Um segredo de família - Tatiana de Rosnay

http://www.objetiva.com.br/livro_ficha.php?id=906
A história começa no hospital, após o acidente de carro sofrido por Antoine e Melanie, sua irmã. Eles foram passar alguns dias na ilha de Noirmoutier, onde passavam os verões de sua infância. A viagem foi um presente de aniversário de Antoine para Melanie, que estava completando 40 anos. Antoine não se machucou, mas Melanie tem sérios ferimentos. Antoine lembra-se do momento do acidente, quando Melanie está prestes a revelar algo a ele, e perde o controle da direção. Nesse momento, a história volta ao início da viagem dos irmãos, e a partir daí vamos começar a entender, e a ficar curiosos sobre as lembranças de Melanie.

Os irmãos passavam os verões na ilha com a mãe, Clarisse, os avós paternos, Robert e Blanche Rey e uma irmã do pai, Solange. O pai, François Rey, geralmente ia encontra-los nos finais de semana, quando não tinha trabalho a fazer. Eram uma família tradicional e requintada, ficavam hospedados nos melhores quartos do melhor hotel da ilha. Depois da morte da mãe deles, ainda crianças, não foram mais à ilha.
Antoine hoje é divorciado, apesar de ainda nutrir sentimentos pela ex-esposa, Astrid, que o trocou por um rapaz mais jovem. Melanie é solteira, e tem alguns casos eventuais. Quando chegam à ilha, depois de tantos anos sem frequenta-la, os dois são brindados com diversas lembranças da mãe. Começam a refletir sobre o comportamento de todos, os avós sempre distantes e frios, a tia que também não era muito receptiva, a mãe que era uma presença cativante e luminosa, e o pai, que apesar de raramente estar com eles, era carinhoso e atencioso, até perder a esposa, e se tornar um homem fechado.
Quando estão voltando à Paris, Melanie está prestes a revelar uma lembrança de sua mãe que mexeu profundamente com ela, quando o acidente acontece. Só que ela demora um bom tempo para se recordar do que lembrou e contar a Antoine. Essa lembrança vai suscitar algumas dúvidas em ambos sobre a morte de Clarisse e sobre o relacionamento dela com os sogros, mas como nem Antoine, nem Melanie tem um bom relacionamento com o pai ou com a avó que os permita questiona-los a respeito, precisam descobrir por conta própria o que aconteceu com Clarisse no último verão na ilha, e quais foram as reais circunstâncias da morte de Clarisse.

Gostei da história, mas muitos personagens entraram nela e saíram sem acrescentar nada e muitos acontecimentos ficaram supérfluos na narrativa. Valeu o suspense sobre o que Melanie viu na infância e só voltou a recordar voltando à ilha, e também toda a tratativa sobre a forma como lidaram com a situação, em meados dos anos 70. Fora isso, todo o drama familiar de Antoine foi cansativo, mas o envolvimento dele com uma moça que ele conhece no hospital onde Melanie é tratada após o acidente, foi bem bacana. Gostei do final, bem pertinente.

**************************************************************

Nome: Um segredo de família
Autora: Tatiana de Rosnay
Editora: Suma de Letras
Sinopse:
Antoine Rey pensou que tinha preparado a surpresa perfeita para o aniversário de 40 anos de Mélanie, sua irmã caçula: um fim de semana no litoral de Noirmoutier, onde os dois costumavam passar férias na infância e não pisavam desde então. Antoine vive um momento delicado: o trabalho de arquiteto não lhe desperta mais qualquer paixão; seus filhos, antes loucos pelo pai, viraram adolescentes de humor instável; e ele próprio, que suspeita ainda ser apaixonado pela ex-mulher, odeia a condição de divorciado solteiro.
Tudo isso ameaça passar para segundo plano depois da passagem por Noirmoutier, onde Mélanie subitamente tem uma lembrança, guardada no fundo de sua mente havia cerca de trinta anos. Uma lembrança de Clarisse, a querida mãe deles, uma mulher linda, jovial e simples, um sopro de ar fresco no ambiente carregado de cobranças e aparências da tradicional família Rey. Uma mulher morta em 1974 e, desde então, discretamente apagada dos registros oficiais dos Rey.
Em Antoine, a necessidade de descobrir mais sobre a vida e a morte de sua mãe soma-se à de conseguir respostas para seus próprios dramas familiares do presente. Um Segredo de Família revela os processos que desencadeiam a crise da meia-idade de um homem e como ele, com a ajuda uma nova paixão, consegue enfim fazer as pazes com o passado.
http://www.objetiva.com.br/livro_ficha.php?id=906

3 comentários:

  1. Às vezes aparecem personagens nas histórias e saem sem razão de ser, deixam tudo muito estranho. Muitas vezes eles poderiam ser mais bem aproveitados.
    O segredo pelo jeito foi bem interessante.

    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...