sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Minhas impressões – Como eu era antes de você – Jojo Moyes





Já tinha ouvido falar desse livro, mas só resolvi ler depois de ver o pessoal vibrando com o futuro lançamento do filme, e mais ainda depois de ter assistido ao trailer. Vamos à história...
Louisa Clark (Lou) tem 26 anos, mora com os pais, a irmã mais nova Katrina (Treena), o sobrinho Thomas e o avô. Ela trabalha há muito tempo em um café, e namora Patrick há vários anos. Sua vida é pacata e ela não tem grandes perspectivas. Quando o dono do café conta a ela que vai fechar, ela se sente perdida, sobretudo por sua renda ser parte importante do orçamento famíliar.


O empresário bem sucedido William Traynor (Will) era adepto de aventuras radicais, até que foi atropelado por uma moto e ficou tetraplégico. Dois anos depois, ele não vê motivos para continuar vivendo.
A vida dessas duas pessoas completamente diferentes muda quando Lou é contratada pela mãe de Will para ser sua cuidadora, mais por seu jeito alegre e falante do que por sua experiência. Seu intuito é trazer um pouco de alegria aos dias de seu filho. O contrato é temporário, mas Lou aceita o desafio. Os primeiros dias são extremamente difíceis, pois ela precisa se adaptar ao que Will necessita, e aprender com Nathan, o enfermeiro que acompanha Will, tudo o que puder sobre a rotina de cuidados. Além disso, precisa lidar com o mau humor constante de Will, o que a deixa atônita e sempre com a impressão de que é impossível agrada-lo.
Mas pouco a pouco, ela vai conseguindo conquistar a confiança dele, e eles ficam amigos. Ela acaba descobrindo o motivo de ter sido contratada apenas por seis meses, e começa a correr contra o tempo para tentar fazer Will mudar de ideia e mostrar a ele que vale a pena continuar vivendo, mesmo com as suas limitações. Não é uma tarefa fácil, e o tempo é curto, mas Lou não desiste, e procura de todas as formas deixar Will feliz e confortável, e não perde as esperanças de que ele encontre uma razão para seguir em frente. Enquanto isso, Will procura mostrar a ela que há muito  mais a ser conquistado na vida, e que ela precisa pensar em seu futuro e não se contentar com o pouco que tem. É uma amizade muito bonita, os dois procurando ajudar um ao outro a ampliar os horizontes. Mas algumas coisas não podem ser mudadas, e é preciso ter coragem para seguir em frente, mesmo sabendo que suas escolhas poderão afetar permanentemente a todos ao seu redor.
Eu gostei muito dessa história, e estou bem interessada em assistir ao filme e ler a continuação. O final é bem intrigante, e foge do convencional “felizes para sempre”, mas eu acredito que não poderia ser diferente.

Segue o trailer do filme, porque ter um rosto para o personagem às vezes faz toda a diferença na leitura...
https://www.youtube.com/watch?v=PnqUs3xiAVI



Nome: Como eu era antes de você
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Sinopse:
Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, ela consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.
Imagem e sinopse: http://www.intrinseca.com.br/livro/295/

3 comentários:

  1. Eu nem conhecia a autora até começar a ver tantos elogios ao livro e ao filme. Fiquei curiosa e agora mais ainda. Mas só vou comprar o livro quando os preços baixarem. Por estar na mídia os preços estão bem salgados.

    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...