quarta-feira, 6 de julho de 2016

Minhas impressões – Harry Potter e a Ordem da Fênix – J.K. Rowling


Quinto livro da série Harry Potter, lido para o projeto Lendo Harry Potter, lançado pela Ju, do blog Nuvem Literária (falei sobre ele aqui). Os primeiros são Harry Potter e a pedra filosofal (aqui), Harry Potter e a câmara secreta (aqui), Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban (aqui) e Harry Potter e o cálice de fogo (aqui).

Em mais um período de férias de verão, Harry está na casa dos tios Dursley, e cada vez sentindo-se mais deslocado dos parentes. Ele está há um tempo sem receber notícias de seus amigos Rony e Hermione, e também de seu padrinho Sirius. Uma noite ele sai para caminhar e encontra o primo Duda e seus amigos, que vinham de mais uma travessura. Duda se despede dos amigos e Harry vai ao seu encontro, para tentar descobrir o que estavam aprontando. Eles ficam discutindo até que repentinamente a rua fica escura e três dementadores surgem, deixando ambos apavorados. Harry tenta invocar o Patrono para defende-los, e consegue no exato momento em que um dos dementadores está prestes a colher a alma de Duda.

Uma das vizinhas dos garotos vem ajuda-los e Harry descobre que ela também é uma bruxa, para sua total surpresa. Ela diz que o vigiava a pedido de Dumbledore, e o manda com Duda, ainda em estado de choque, para casa. Chegando na casa dos tios, Harry recebe diversas corujas com bilhetes para ele, e seus tios ficam intrigados. Ele procura esclarecer da melhor forma possível o que houve com Duda, e os tios acabam permitindo que ele continue na casa, conforme um dos bilhetes orientava. Ele é convocado para uma audiência para responder pelos motivos de ter usado a magia sem permissão, correndo o risco de ser expulso de Hogwarts.
Alguns dias depois, um grupo de bruxos, entre eles alguns que Harry conhece, vão busca-lo na casa dos Dursley, e o levam para a sede da Ordem da Fênix. Eles não respondem a todas as perguntas de Harry, que continua ansioso para saber do que se trata tudo aquilo. No local de destino, ele encontra seus amigos Rony e Hermione, além de outros bruxos que ele conhece. Algumas dúvidas suas são esclarecidas, e ele permanece na sede da Ordem até o início do ano letivo. Todos são surpreendidos pela nomeação de Rony e Hermione como monitores da Grifinória, e Harry fica decepcionado por não ter sido o escolhido.
O Ministério da Magia está de olho em Dumbledore, e em qualquer pessoa que possa ser próxima ou simplesmente a favor do bruxo, e envia uma representante deles para ser professora em Hogwarts, a prof. Umbridge. Ela mal chega à escola e já se torna um pesadelo para todos, principalmente para Harry. Ele e os amigos formam um grupo para apoiar secretamente Dumbledore. Harry, Rony e Hermione sentem falta de Hagrid, que está em uma missão ultrassecreta para a Ordem, e não dá notícias há um bom tempo. Para alegria de Rony, ele é convidado para ser o novo goleiro na equipe de quadribol da Grifinória. Mas a prof. Umbridge logo dá um jeito de interferir na felicidade dos garotos.
Para espanto e estranheza de Harry, Dumbledore parece estar evitando-o, interagindo com ele o mínimo possível. Harry tem uma visão com o pai de Rony, o que faz com que fique preocupado com a segurança dos demais participantes da Ordem, e se questiona qual o seu papel na situação em geral, da Ordem e também no desejo de poder de Voldemort. Ele muitas vezes parece estar dentro dos pensamentos de Voldemort, o que o deixa assustado e intrigado.
Harry se vê obrigado a confiar no prof. Snape, mas não se sente confortável com isso. As coisas ficam cada vez piores, a ponto de Dumbledore acabar afastado da escola, assim como a prof. McGonagall. Harry e seus amigos precisam enfrentar um perigoso grupo de Comensais da Morte, os seguidores fiéis de Voldemort, e além deles Harry se vê cara a cara novamente com o próprio Lorde das Trevas.

Mais uma história fascinante, com segredos revelados e perdas significativas. Aguardarei ansiosa as aventuras que o próximo livro trará.

*******************************************************

Nome: Harry Potter e a Ordem da Fênix
Autor: J.K. Rowling
Editora: Rocco
Sinopse:
Harry Potter chegou à adolescência. E, junto com as transformações desta época tão importante, vive seus dias mais sombrios na escola de magia de Hogwarts. Harry não é mais um garoto. Aos 15 anos, continua sofrendo a rejeição dos Dursley, sua estranhíssima família no mundo dos "trouxas", ou seja, todos os que não são bruxos. Também continua contando com Rony Weasley e Hermione Granger, seus melhores amigos em Hogwarts, para levar adiante suas investigações e aventuras. Mas o bruxinho começa a sentir e descobrir coisas novas, como o primeiro amor e a sexualidade. Nos volumes anteriores, J. K. Rowling mostrou como Harry foi transformado em celebridade no mundo da magia por ter derrotado, ainda bebê, Voldemort, o todo-poderoso bruxo das trevas que assassinou seus pais. Neste quinto livro da saga, o protagonista, numa crise típica da adolescência, tem ataques de mau humor com a perseguição da imprensa, que o segue por todos os lugares e chega a inventar declarações que nunca deu. Harry vai enfrentar as investidas de Voldemort sem a proteção de Dumbledore, já que o diretor de Hogwarts é afastado da escola. E vai ser sem a ajuda de seu protetor que o jovem herói enfrentará descobertas sobre a personalidade controversa de seu pai, Tiago Potter, e a já anunciada morte de alguém muito próximo.

2 comentários:

  1. Não me lembrava dessa história. Acho que foi nesse filme que dormi.
    Bom saber um pouquinho do que aconteceu.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muito assistir os filmes, mas ainda não consegui assistir nem o primeiro direito. Aff...

      Excluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...