terça-feira, 26 de julho de 2016

Minhas impressões – Harry Potter e o enigma do príncipe – J.K.Rowling




Arquivo particular

Sexto livro da série Harry Potter, lido para o projeto Lendo Harry Potter, lançado pela Ju, do blog Nuvem Literária (falei sobre ele aqui). Os primeiros são Harry Potter e a pedra filosofal (aqui), Harry Potter e a câmara secreta (aqui), Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban (aqui), Harry Potter e o cálice de fogo (aqui) e Harry Potter e a Ordem da Fênix (aqui).

Logo no início da história, ficamos sabendo que há um certo caos no mundo dos trouxas devido a presença e atividades dos Comensais da Morte. O Ministro da Magia encontra-se com o Primeiro Ministro dos trouxas para conversarem sobre os estranhos acontecimentos recentes.

Enquanto isso, duas comensais da morte encontram-se com Severo Snape, que explica sua opção de ter ficado em Hogwarts ao lado de Dumbledore enquanto o Lorde das Trevas estava desaparecido. Ao que tudo indica, Snape é um grande traidor de Dumbledore, e está repassando informações a Voldemort. Além disso, fica claro que Harry terá que enfrentar mais um inimigo, dessa vez dentro da própria escola.
Mais uma vez, Harry está passando as férias de verão na casa dos Dursley, mas recebeu uma carta de Dumbledore avisando que vai busca-lo para leva-lo até A Toca, a residência da família Weasley, para passar o restante das férias. Quando retornam às aulas, Dumbledore começa a encontrar-se com Harry para aulas particulares. Snape continua lecionando em Hogwarts, porém não mais as aulas de poções, que passam a ser ministradas pelo professor Slughorn, que estava aposentado e resolveu retornar à Hogwarts.
Harry não imaginava que tivesse tirado nota suficiente para retornar às aulas de poções, e não se preocupou em comprar o livro necessário para a matéria. O professor lhe empresta um livro já usado, para que ele possa acompanhar as aulas, e com as instruções escritas pelo antigo dono do livro, Harry começa a se sair muito bem nas aulas. O nome do antigo dono, escrito em uma das capas, é Príncipe Mestiço, e Harry, Rony e Hermione ficam curiosos a respeito desse aluno tão talentoso.
Rony e Hermione se desentendem, e Harry fica dividido entre os amigos. Harry está disposto a descobrir o que Malfoy parece estar escondendo, e está convencido de que o garoto assumiu o lugar de seu pai como Comensal da Morte, apesar de não ter idade suficiente para tanto. As aulas particulares de Harry com Dumbledore ficam cada vez mais interessantes. Harry precisa obter uma importante informação com o professor Slughorn, mas isso parece ser difícil e entediante, e ele adia ao máximo esse momento. Dumbledore se ausenta da escola e leva Harry com ele, e quando retornam, descobrem da pior maneira que algumas das suspeitas de Harry estavam corretas.
Quanto mais eu leio, mais eu gosto das histórias de Harry Potter. Além de toda aventura e todo o mistério envolvendo o protagonista, nesse livro ele se percebe pensando muito em Gina Weasley, irmã mais nova de Rony. Só que ela, que já nos primeiros livros mostrava-se timidamente apaixonada por ele, agora está saindo com um dos colegas de Harry e Rony, o que os deixa enciumados. Rony namora Lilá Brown por um tempo, o que deixa Hermione muito irritada, e ela se distancia do amigo. Os jogos de quadribol estão cada vez mais disputados, e agora Harry é o capitão do time. O final desse livro foi bem inesperado, estou curiosa para saber como será o sétimo livro, depois de tantas revelações e acontecimentos. 


*****************************************************


Nome: Harry Potter e o enigma do príncipe
Autora: J.K. Rowling
Editora: Rocco
Sinopse:
Harry, que acabou de completar 16 anos, parte rumo ao sexto ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, animado e, ao mesmo tempo, apreensivo com a perspectiva de ter aulas particulares com o professor Dumbledore, o diretor da escola e o bruxo mais respeitado em toda comunidade mágica.
Harry, longe de ser aquele menino magricela que vivia no quarto debaixo da escada na casa dos tios trouxas, é um dos principais nomes entre aqueles que lutam contra Voldemort, e se vê cada vez mais isolado à medida em que os rumores de que ele é O Eleito, o único capaz de derrotar o Lorde das Trevas, se espalham pelo mundo bruxo. Dois atentados contra a vida de estudantes, a certeza de Harry quanto ao envolvimento de Draco Malfoy com os Comensais da Morte e o comportamento de Snape, suspeito como sempre, adicionam ainda mais tensão ao já inquietante período.
Apesar de tudo isso, ele e os amigos são adolescentes típicos: dividem tarefas escolares e dormitórios bagunçados, correm das aulas para os treinos de quadribol, e namoram. Rony e Hermione, os melhores amigos de Harry, se dão conta (finalmente!) da atração que sentem um pelo outro; Harry e a Gina, a irmã mais nova de Rony, também.
Muitas peças do intricado quebra-cabeça criado por JK Rowling começam a se encaixar, à medida em que a escritora começa a preparar Harry (e os leitores) para o desfecho da série. Informações são reveladas por meio do uso da Penseira, um objeto que permite compartilhar memórias, utilizado por Harry e o professor Dumbledore para viajar no tempo, e por diferentes lugares, em busca de explicações sobre o passado de Voldemort.
http://www.rocco.com.br/livro/?cod=1059



2 comentários:

  1. Está quase no fim, não é? O projeto foi bem interessante, até eu fiquei com vontade de ler o Harry.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o sexto livro, já comecei o sétimo, mas vou ler com calma porque o pessoal do projeto ainda está lendo o sexto, a moça que propôs o projeto se atrasou com o quinto livro e deu um prazo maior para terminar ele. Eu consegui seguir o cronograma original, mas o povo por lá está bem descompassado.
      Beijos

      Excluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...