quinta-feira, 2 de junho de 2016

Minhas impressões – Harry Potter e o cálice de fogo – J.K.Rowling

http://www.rocco.com.br/livro/?cod=493


Quarto livro da série Harry Potter, lido para o projeto Lendo Harry Potter, lançado pela Ju, do blog Nuvem Literária (falei sobre ele aqui). Os primeiros são Harry Potter e a pedra filosofal (aqui), Harry Potter e a câmara secreta (aqui) e Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban (aqui).

Harry está prestes a iniciar seu quarto ano em Hogwarts, e algumas semanas antes de começar o ano letivo, tem um sonho muito estranho e sua cicatriz começa a arder, deixando-o preocupado. Ele é convidado pela família de Rony a passar o restante das férias na casa deles, para assistir com eles a Copa Mundial de Quadribol. Algumas coisas estranhas acontecem durante o evento, e Harry e a família de Rony retornam. Harry está apreensivo porque não recebe notícias de Sirius Black, e se culpa por tê-lo avisado sobre a dor na cicatriz.
Os alunos chegam a Hogwarts e recebem a notícia de que naquele ano não haverá o tradicional torneio de Quadribol, mas sim uma outra competição, que não acontece há vários anos e que envolve a participação de mais duas escolas de magia, que enviarão alguns de seus alunos para frequentarem as aulas em Hogwarts e competirão com um deles pelo título de campeão. Alguma coisa sai errada na escolha do representante de Hogwarts, e isso envolverá Harry de uma forma que ele nunca imaginou. As tarefas que os competidores precisam enfrentar requerem um bom nível de conhecimento sobre magia, e entre uma prova e outra, Harry, Rony e Hermione frequentam as aulas e convivem com os alunos das outras escolas que vieram passar o ano em Hogwarts para participar do torneio. Quando a competição entre as escolas parece estar finalizada, Harry precisa ainda enfrentar seu pior pesadelo, e as perspectivas não são nem um pouco favoráveis para o garoto. O final não poderia ter sido mais surpreendente, jamais imaginei que seria dessa forma, e gostei bastante.
Demorei para pegar gosto por esse livro, não sei se foi porque demorei demais para ler, mas ele só me cativou quando já estava na metade da leitura.

******************************************************************

Nome: Harry Potter e o cálice de fogo
Autora: J.K. Rowling
Editora: Rocco
Sinopse:
Verão, Harry Potter, agora com 14 anos, sente sua cicatriz arder durante um sonho bastante real com Lord Voldemort, o qual não consegue esquecer; três dias depois, já em companhia da família Weasley, com quem foi passar o restante das férias, na final da Copa Mundial de Quadribol, os Comensais da Morte, seguidores de Você-Sabe-Quem, reaparecem e alguém conjura a Marca Negra – o sinal de Lord Voldemort – projetando-a no céu pela primeira vez em 13 anos, causando pânico na comunidade mágica. Será que o terrível bruxo está voltando? Tudo indica que sim...
O ano letivo já começa agitado. Harry volta para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para cursar a quarta série. Acontecimentos inesperados – como, por exemplo, a presença de um novo professor de Defesa contra as Artes das Trevas e um evento extraordinário promovido na escola – alvoroçam os ânimos dos estudantes. Para surpresa de todos não haverá a tradicional Copa Anual de Quadribol entre Casas. Será substituída pelo Torneio Tribuxo, uma competição amistosa entre as três maiores escolas européias de bruxaria — Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang — que não se realizava havia um século. A competição é dividida em tarefas, cuja finalidade é testar a coragem, o poder de dedução, a perícia em magia e a capacidade de enfrentar o perigo dos campeões. Liderados pelo professor Dumbledore, os alunos de Hogwarts terão de demonstrar todas as habilidade mágicas e não-mágicas que vêm adquirindo ao longo de suas vidas.
Apesar de alunos menores de 17 anos não poderem se inscrever no Torneio, inexplicavelmente Harry é escolhido pelo Cálice de Fogo, um grande copo de madeira toscamente talhado cheio até a borda com chamas branco-azuladas, para competir como um dos campeões de Hogwarts. Tendo a seu lado os fiéis amigos Rony Weasley, Hermione Granger e agora também o seu padrinho, o bruxo Sirius Black, que fugiu de Azkaban no ano anterior, o menino feiticeiro tentará escapar mais uma vez das armadilhas de Lord Voldemort.
Além de todos os desafios, há feitiços a serem aprendidos, poções a serem preparadas e aulas de Adivinhação, entre outras, a serem assistidas, Harry terá que lidar ainda com os problemas comuns da adolescência: amor, amizade, aceitação e rejeição.
http://www.rocco.com.br/livro/?cod=493


2 comentários:

  1. Não lembro como acaba o filme, mas a cena do jogo de quadribol é inesquecível!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com os livros e os filmes em casa, o primo do André me emprestou. Quero assistir todos!

      Excluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...