sexta-feira, 13 de maio de 2016

Minhas impressões - O sorriso da hiena - Gustavo Avila

 
http://www.acontecendoaqui.com.br/comunicacao/redator-da-daraujo-lanca-romance-policial-o-sorriso-da-hiena


Um garoto é obrigado a assistir ao assassinato dos pais, amarrado a uma cadeira de frente as cadeiras onde seus pais estão amarrados. O pai tem a língua cortada e a mãe leva um tiro.
24 anos depois a cena se repete. Um homem mascarado obriga Marcelo, 8 anos, a assistir enquanto assassina seus pais, Pedro e Marilia, da mesma forma que o casal anterior, falando as mesmas palavras e usando os mesmos tipos de armas.

Artur é detetive da divisão de homicídios. Ele foi diagnosticado com autismo (Síndrone de Asperger) quando criança, e tem um a maneira peculiar de lidar com as cenas e os suspeitos de crimes. Foi designado para assumir o caso do assassinato dos pais de Marcelo.
William é psicólogo, e fez sua tese de doutorado "Como se tornam adultos", baseado apenas em teorias, e quando o caso de Marcelo chega até ele, ele vê a chance de trabalhar na prática essas teorias. Ao mesmo tempo, William recebe um email de um misterioso David, falando sobre sua tese e dizendo estar disposto a ajuda-lo com a parte prática. William faz uma sessão com Marcelo, para tentar identificar o assassino de seus pais.
O criminoso ataca novamente, matando Luiz e Felipe, na frente de Luiza, filha adotiva do casal. William é solicitado para tratar a menina. David entra em contato com William, deixando claro que, ele aceitando ou não a sua oferta, continuará matando. William fica tentado a aceitar a proposta de David e estudar o comportamento das crianças órfãs para saber que adultos elas se tornarão. O que William nem imagina é o preço que pagará para manter o acordo, e tudo o que estará em jogo para que seus estudos sejam postos à prova.
Achei bem interessante o formato da história, porque o foco fica no dilema do William, porque uma vez que ele recebe o primeiro email do assassino, ele não consegue se desvencilhar da história, e quando David deixa claro que vai continuar matando, seja qual for a decisão de William de ajudar ou não no tratamento das crianças, ele se sente obrigado a seguir com seus estudos, embora sempre fique com uma pontada de culpa por saber de tudo o que precisou acontecer na vida dessas crianças para que ele completasse sua tese. O assassino tem razões que julga serem válidas para fazer o que faz da forma que faz, e está disposto a tudo para saber se foi o que aconteceu com ele no passado que fez dele o homem que é no presente.

**************************************************


Nome: O sorriso da hiena
Autor: Gustavo Avila
Editora: publicação independente (http://osorrisodahiena.com.br/)
Sinopse:
Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitável psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. Porém, a proposta feita pelo misterioso David coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral.
Para saber se é uma pessoa má por ter presenciado o brutal assassinato dos seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a dele, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma na vida delas.
Até onde ele será capaz de ir? É possível justificar um ato de crueldade quando, por trás dele, há a intenção de fazer o bem?
http://www.saraiva.com.br/o-sorriso-da-hiena-9202119.html

2 comentários:

  1. Parece bem interessante, ainda mais porque envolve um personagem com autismo. É bom poder ver como eles encaram as coisas.

    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...