quinta-feira, 17 de março de 2016

Minhas impressões - Harry Potter e a Câmara Secreta - J.K. Rowling

http://www.rocco.com.br/admin/Imagens/Capa/Harry%20Potter%202.jpg



Segundo livro da saga de Harry Potter, lido para o projeto Lendo Harry Potter, lançado pela Ju, do blog Nuvem Literária (falei sobre ele aqui). O primeiro é Harry Potter e a pedra filosofal (aqui).


Harry passa as férias de verão na casa dos Dursley, em dias nada agradáveis. Ele conhece Dobby, um elfo doméstico, que pede que ele não retorne a Hogwarts, dizendo que coisas horríveis acontecerão por lá. Harry fica como um prisioneiro em seu quarto na casa dos tios, mas Rony e seus irmãos aparecem para resgata-lo e leva-lo à casa da família Weasley, conhecida como ‘A Toca’. Junto com a família de Rony, Harry tem os melhores dias de suas férias, e diverte-se muito.

No dia de retornarem a Hogwarts, Harry e Rony não conseguem passar pela passagem que os levaria até o trem, e resolvem ir para Hogwarts de forma nada convencional, desafiando algumas normas. Draco Malfoy continua arrogante e provocando Harry e os Weasley. Algumas coisas estranhas começam a acontecer em Hogwarts, e Harry, Hermione e Rony decidem descobrir o que é. Harry começa a ouvir vozes pelos corredores que ninguém mais ouve, e começam a aparecer vítimas petrificadas. Por sorte, há uma forma de reverter a situação, mas demanda um certo tempo para dar certo. Todos ficam amedrontados e precisam andar em turmas, para ninguém ser pego desprevenido e sozinho, por seja lá quem for que está atacando os alunos.

Há um novo professor, Gilderoy  Lockhart, que ensinará Defesa Contra as Artes das Trevas, e que se acha o super popstar. Os alunos ouvem falar em uma Câmara Secreta dentro de Hogwarts, que esconderia um monstro, e que somente o herdeiro de Slytherin, o fundador da casa Sonserina, seria capaz de abrir a câmara. Harry encontra um diário muito estranho, que está todo em branco, mas que quando se escreve nele, pode-se conversar com o antigo dono, Tom Riddle, através de perguntas e respostas. Os acontecimentos vão se misturando de tal forma que é difícil ver onde tudo está ligado. Seria o monstro da câmara o responsável por petrificar os alunos? Existe de fato essa câmara? Onde ela fica? Quem é o herdeiro de Slytherin? No final tudo se esclarece, o ano letivo termina e Harry, Rony e Hermione voltam para suas casas para as férias, prometendo manter contato.


Estou gostando cada vez mais de Harry Potter, e estou ansiosa para ler os próximos livros. Chega logo, abril!!!


********************************************

Nome: Harry Potter e a Câmara Secreta
Autora: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Sinopse:

É pura magia! Aranhas gigantes, cobras que matam só com o olhar, varinhas mágicas com defeito... Muitas histórias contribuem para que o leitor se encante com Harry Potter e a câmara secreta, onde ele vai reencontrar todos os pequenos heróis e amigos do livro anterior. Mas isto não será para sempre. J. K. Rowling, a autora da saga de Harry Potter, já avisou que até o sétimo livro da série, que promete ser o último, alguns personagens do bem vão morrer.
A trama de Harry Potter e a câmara secreta começa com o pequeno feiticeiro passando as férias na casa de seus tios trouxas (não-bruxos) e sendo, como sempre, muito maltratado. Seu aniversário de 12 anos é o pior de todos: ninguém o cumprimenta, não ganha nenhum presente, nada. O garoto, órfão de pai e mãe, chega a cantar Parabéns pra você baixinho como se quisesse, ele próprio, provar que está vivo. Para piorar, os tios o prendem num quarto cercado de grades com direito a apenas uma refeição por dia — que ele divide com sua coruja, igualmente encarcerada numa gaiola.
De repente, aparece um carro voador com amigos feiticeiros que livram Harry Potter dessa amargura. Essa é apenas a primeira cena em que Joanne brinca com situações-limite. Todo o livro é permeado de quase-desgraças e é, por isso mesmo, quase impossível parar de ler. A empreitada, dessa vez, consiste em localizar uma câmara secreta e liquidar o monstro que está atacando estudantes do colégio Hogwarts, no qual os pequenos feiticeiros estudam magia e se divertem aprendendo, por exemplo, a transformar as plantas usando adubo de dragão.
Para Harry, garoto sem família e rejeitado pelos tios, Hogwarts é tudo. Portanto, quando colegas, e até professores, começam a desconfiar que ele tem alguma participação nas tragédias que estão acontecendo no colégio, a situação fica mais complicada. Até Hermione, amiga querida de Potter, é atacada pelo monstro e se transforma numa estátua. Só resta ao nosso herói tentar resolver o mistério por conta própria. Mais uma vez, ele enfrenta o terrível bruxo das trevas e... O final é surpreendente e muito divertido.
http://www.rocco.com.br/livro/?cod=806

2 comentários:

  1. Fui lendo sua resenha e foi inevitável lembrar de cada cena do filme. São filmes bons, assista.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Quero assistir, assim que tiver oportunidade!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...