segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Minhas impressões – A garota sem passado – Michael Kardos


***** Livro enviado pela Editora Arqueiro, parceira do blog ***** 


Arquivo particular



Melanie Denison tem 17 anos, e tudo o que sabe sobre seu passado é que seu verdadeiro nome é Meg Miller, e que seu pai, Ramsey Miller, assassinou sua mãe, Allison Miller, e fugiu deixando-a para trás. Hoje ela vive com os “tios” Wayne e Kendra, que a mantém segura e a salvo de seu pai, que está à sua procura para mata-la também. Eles vivem em uma pacata cidadezinha, procurando sempre deixar o mínimo de rastros possíveis sobre sua existência. Periodicamente, a polícia envia relatórios sobre o suposto paradeiro de Ramsey, onde foi visto pela última vez, e qual a situação atual do caso, mas quase 15 anos após a noite do assassinato, ele continua foragido. Wayne era na verdade colega de banda de Ramsey, não tendo parentesco sanguíneo com Melanie.

Mesmo procurando cumprir as regras impostas pelos tios para manter-se o mais anônima possível, Melanie se envolve com um jovem professor, Phillip, e quando descobre que está esperando um filho dele, resolve dar um basta na vida de reclusão e anonimato, pois não quer que o filho viva com os medos que a assombram. Ela decide ir até a cidade onde nasceu e onde o crime foi cometido, em busca de pistas e mais informações sobre a noite do assassinato, para quem sabe descobrir algo que a leve ao paradeiro de Ramsey, para enfim acabar com essa situação toda que não a permite ter uma vida normal. Ao conversar pessoalmente com Arthur Goodale, um jornalista que mesmo após tanto tempo é fascinado por esse crime sem solução, ela começa a trilhar um caminho que a levará a descobertas inimagináveis sobre a noite do assassinato de sua mãe.

A narrativa se intercala principalmente entre Melanie no presente e Ramsey e Allison no passado. Sabemos que Ramsey teve diversos problemas comportamentais quando adolescente e na juventude, mas que ao conhecer Allison, muitas coisas mudaram em sua vida, e ele tornou-se uma pessoa melhor. Só que em algum momento ele começa a ter algumas ideias muito estranhas, e acaba ficando um clima pesado entre ele e Allison. Ele é caminhoneiro e passa vários dias na estrada, o que também não ajuda muito no relacionamento familiar.



Demorei um pouco para pegar gosto por essa leitura, sobretudo porque Ramsey parece um maluco de carteirinha desde que aparece na narrativa, e ainda tem algumas partes que não entendi muito bem sobre ele, mas que não prejudicaram o andamento da história. De outro lado vemos Melanie insegura sobre tudo, querendo se libertar das amarras do medo, mesmo sem saber ao certo por onde começar sua procura. O final dessa história me surpreendeu, não imaginava nem de longe esse desfecho, mas gostei muito dele.

********************************************************************

Nome: A garota sem passado
Autor: Michael Kardos
Editora: Arqueiro
Sinopse:

Num domingo de setembro de 1991, Ramsey Miller deu uma festa em casa para os vizinhos. Depois, assassinou a esposa e a filha de 3 anos. Todo mundo na pacata cidade de Silver Bay conhece a história. 
Só que todos estão errados. A menina escapou. Sob o nome falso de Melanie Denison, ela passou os últimos quinze anos escondida com os tios numa cidadezinha remota. Nunca pôde viajar, ir a uma festa na escola ou ter internet em casa, porque Ramsey jamais foi encontrado e poderia ir atrás dela a qualquer momento. 
Mas, apesar das rígidas regras de segurança impostas pelos tios, Melanie se envolve com um jovem professor da escola local e engravida. Ela decide que seu filho não terá a mesma vida clandestina que ela e, para isso, volta a Silver Bay para fazer o que nem os investigadores locais, nem a polícia federal, nem o FBI conseguiram: encontrar seu pai antes que ele a encontre.
http://www.editoraarqueiro.com.br/livros/garota-sem-passado-a/

4 comentários:

  1. Oi...
    Não conhecia o livro, mas, pelo que você falou dele me animei!!! Principalmente, por ter um final surpreendente... Adoro livros assim :)
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O começo foi meio chatinho, mas depois a história ficou bem legal.

      Excluir
  2. Gostei da resenha, o livro parece ser bem interessante. Quantas pessoas não precisam fugir por causa de um louco que quer matar todo mundo? Ás vezes a gente demora a engrenar na leitura, mas o final compensa.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela sinopse a história parecia ser bem previsível, mas o autor tinha umas boas cartas na manga para apresentar, e valeu a pena ir até o final!

      Excluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...