sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Minhas impressões – Em busca de um final feliz – Katherine Boo

http://www.editoranovoconceito.com.br/media/upload/livro/livro/9788581632056.jpg.1000x1353_q85_crop.jpg


Através da narrativa de Katherine Boo, conhecemos a realidade da favela de Annawadi, em Mumbai. São pessoas e relatos reais, conhecidos e coletados pela autora.

Somos apresentados à grande família de Abdul Husain, em que sua mãe, Zehrunisa é a chefe da família, pois seu marido Karam está sempre doente demais para fazer qualquer coisa. Abdul é um dos mais promissores catadores/compradores de lixo da favela e é dessa forma que ajuda no sustento dos pais e dos nove irmãos.
Sunil é um garoto órfão, que trabalha para Abdul, e é um bom catador de lixo.
Os vizinhos da família Husain são Fátima (Perna Só), seu marido e as duas filhas do casal. Enquanto o marido vai catar lixo, Fátima recebe outros homens em casa. Ela arranja uma grande confusão com a família Husain por conta de uma obra no barraco deles, e acaba por deixar a todos enrascados com a polícia quando incendeia a si mesma.
Há também Asha e sua filha Manju. Asha tem ligações com políticos e policiais, e sonha em se tornar a Senhoria da Favela. Manju dá aulas para as crianças da favela em sua casa, é uma moça boa e estudiosa. Rahul, irmão de Manju, conseguiu um emprego razoável graças à influência da mãe. Asha tenta ajudar Zehrunisa Husain em sua questão com Fátima, mas tem interesses financeiros envolvidos, e assim como a polícia, também quer extorquir a família Husain.
Fátima acaba morrendo em decorrência das más condições do hospital para onde foi levada por causa das queimaduras, e diversas outras mortes acontecem após a dela, por motivos diversos.
Asha quer um bom casamento para Manju e é capaz de muitas loucuras para conseguir seu intento. Manju é a moça mais bem instruída de Annawadi, e frequenta um curso superior para se formar professora.
É uma realidade triste, e é uma leitura interessante, principalmente por se tratar de outra cultura, tão diferente da nossa. As pessoas sofrem, passam por todo o tipo de necessidade, mas não deixam de ter um pouco de esperança e ambição de um dia ter uma vida melhor.

******************************************************

Nome: Em busca de um final feliz
Autora: Katherine Boo
Editora: Novo Conceito
Sinopse:

Em Busca de um Final Feliz, de Katherine Boo, é um livro brilhantemente escrito. Através de uma forte narrativa, descobrimos como é o dia a dia dos moradores de Annawadi, uma favela à sombra do elegante Aeroporto Internacional de Mumbai, na Índia.

A história de seus habitantes nos faz rir e chorar, porque “;o que é celebrado neste livro não é o que poderíamos chamar toscamente de ‘o encanto da lama’, mas a riqueza das pessoas que — para o bem e para o mal — compõem um tronco social que está cada vez mais presente no nosso mundo moderno”;. (Zeca Camargo, em prefácio a esta edição).
O leitor vai se apaixonar por Sunil Sharma, o menino catador de lixo que quer ficar rico, por Manju, a moça mais bonita da favela, que quer ser professora, e até pela tresloucada Fátima, a Perna Só, que só quer um pouco de atenção.

http://www.editoranovoconceito.com.br/livros/em-busca-de-um-final-feliz/

2 comentários:

  1. Nossa, eu sabia que seria um livro triste, por isso nem peguei pra ler, mas depois da sua resenha, fiquei com ainda mais receio de ler, muito triste mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foi uma leitura bem demorada, pegava o livro, lia um pouco e largava por um tempo. Fiz isso umas 4 vezes até a leitura engrenar.

      Excluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...