segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Minhas impressões - Apenas um ano - Gayle Forman

http://www.editoranovoconceito.com.br/livros/apenas-um-ano/


Continuação do livro "Apenas um dia" (aqui).
A história é contada por Willem, e inicia-se um tempo após ele ter deixado Allyson (Lulu) sozinha e saído para comprar o café da manhã para eles.
Nesse ponto descobrimos o motivo do desencontro deles e percebemos que nenhum deles foi de fato culpado da situação. Ele fica muito abalado ao se dar conta de que ela foi embora após esperar por ele por algum tempo. Ele procura saber dela nos locais onde estiveram juntos no dia anterior, sem sucesso. Willem vai à Holanda resolver alguns assuntos que estavam pendentes sobre a venda do barco que era de seus pais, Bram e Yael. Bram faleceu há três anos, e como a relação entre Willem e Yael já não era muito fácil, e após a morte de Bram ela se refugiou na Índia, Willem resolveu viajar sem destino. Fez isso por dois anos, até encontrar Lulu e leva-la à Paris.
Willem fica por um tempo na Holanda, revendo alguns amigos e tentando seguir a vida, mas a lembrança de Lulu é muito forte para ser ignorada. Como ele tem poucas informações sobre ela, fica difícil procura-la. Ele lembra dela ter comentado que sempre passava o Natal ou Ano Novo no México, no mesmo lugar, e resolve ir para lá nessa época do ano para tentar encontra-la, mas é inútil. Ele fica um tempo por lá, até que resolve entrar em contato com a mãe, que o chama para ir à Índia ficar um tempo com ela. Os dois inicialmente tem dificuldades para se entender, mas aos poucos vão conseguindo conhecer melhor um ao outro, e por vários motivos, a estada de Willem na Índia acaba sendo muito proveitosa. Mas Lulu não sai de seus pensamentos. Willem volta à Holanda e passa um tempo com seu tio Daniel, irmão de Bram. Ele tenta seguir carreira de ator, e fica como substituto do personagem principal em uma outra peça de Shakespeare.
No primeiro livro, Allyson persiste na busca por Willem, e aqui Willem também a procura. Ela vai até a Holanda para tentar encontra-lo, e no segundo livro a história termina no mesmo ponto em que termina "Apenas um dia", deixando por conta do leitor decidir o que acontece.


***************************************


Nome: Apenas um ano
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Sinopse:

Em Apenas um Dia, os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor. Agora a história é contada pela voz de Willem. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro.

Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta. Da mesma autora dos best-sellers Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi,
Apenas um Ano reúne todos os ingredientes de um romance imperdível: viagens, saudade, encontros, desencontros e amor.
http://www.editoranovoconceito.com.br/livros/apenas-um-ano/

4 comentários:

  1. Oi...
    Quero muito ler esse livro :)
    Da Gayle li a duologia "Se eu ficar" e amei !!!
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diane,
      A escrita da Gayle é muito bacana. Já li a duologia "Se eu ficar também", além dessa "Apenas um dia", e também o "Eu estive aqui". Recomendo!
      Beijos

      Excluir
  2. Eu gostei muito dos livros da Gayle. Este é mais um que está na minha lista.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você leu o Apenas um dia? Eu gostei demais desse porque como ficam muitas coisas no ar no primeiro, esse vem e encaixa o que ficou faltando perfeitamente. Eu não gosto muito desses livros que fazem "o ponto de vista do outro", porque a história fica repetitiva, no caso de romances onde o casal fica junto tipo 80% do tempo da história. No caso desses dois livros, teve um ano inteiro que eles não se encontraram, e esse segundo livro fala exatamente desse período, então é uma história totalmente diferente.

      Beijos

      Excluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...