quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Testei e gostei - Bolo formigueiro

Arquivo particular

Vi uma receita de Bolo formigueiro no programa Tem criança na cozinha, no canal fechado Gloob, mas achei muito complicada e cheia de ingredientes, mas uma coisa me chamou a atenção no preparo da massa, que era algo que não costumo fazer com frequência: bater as claras em neve. Resolvi testar no meu "bolo branco padrão", acrescentando chocolate granulado e coco ralado, e deu super certo, o granulado não afundou como já aconteceu em outra tentativa. Abaixo segue a receita como eu fiz, e também a de cobertura de chocolate, que copiei do caderno de receitas da minha mãe.

Ingredientes da massa
2 ovos (separar as claras das gemas)
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha
2 colheres sopa de margarina (gosto de aquecer no microondas para facilitar a mistura)
1 xícara de leite
1/2 xícara de chocolate granulado
1/2 xícara de coco ralado
1 colher de sopa de fermento químico



Ingredientes da cobertura
1 xícara de achocolatado em pó
1 xícara de açúcar
1 colher de chá de margarina
1 colher de sopa de água


Modo de preparo da massa
Bata as claras em neve e reserve. Misture os demais ingredientes, exceto o granulado, o coco e o fermento, até obter uma mistura homogênea. Acrescente o fermento e misture bem. Por último, acrescente o granulado, o coco e as claras em neve, e misture delicadamente para incorporar à massa. Asse em forma untada e polvilhada por aproximadamente 30 minutos ou até que espetando um palito ele saia limpo.

Modo de preparo da cobertura
Coloque todos os ingredientes em uma panela, e cozinhe, mexendo sempre, até levantar fervura. Coloque sobre o bolo ainda quente.

5 comentários:

  1. O bolo formigueiro é uma receita que me lembra muito a infância. Esta delícia é de lamber os dedos e aproveitar mais um pedaço. Gostei muito da receita, a mossa parece extremamente fofa! Quero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma delícia mesmo! Da próxima vez só vou reduzir um pouco o açúcar na massa, porque junto com a cobertura o bolo ficou bem doce...

      Excluir
  2. Amooooooooooooooooo bolo formigueiro, gente do céu, lembra mesmo a infância...Minha mãe fazia quase todos os finais de semana pra mim e pra meu irmão,nossa, que saudade disso! Vou anotar a receita! Amei o blog, beijos!

    http://janaynnacabral18.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Claras em neve são o grande segredo. Minha amiga só faz bolo com as claras em neve, mesmo os de caixinha.
    Vou tentar fazer essa sua receita, me deu uma vontade louca de comer.

    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...