terça-feira, 27 de outubro de 2015

Testei e gostei - Pãozinho delícia 02

Essa na verdade é uma "adaptação" da receita postada em 06/08/2014 (aqui). Na primeira vez fiz a receita conforme a original (Pãozinho Delícia - Espaço das delícias culinárias), apenas com metade dos ingredientes. Agora, fiz meia receita novamente, mas usei fermento seco, e bati a massa na máquina de pão, ao invés de fazer na mão, pois na tentativa anterior os pãezinhos não tinham crescido muito. Usei um ciclo que bate a massa, descansa e bate novamente num total de 20 minutos. Depois desliguei a máquina e deixei a massa descansando mais um tempinho, enquanto untava a forma e ligava o forno. Tirei a massa da máquina, moldei as bolinhas, coloquei na forma e levei para assar até dourar. Tirei do forno, passei margarina fria, conforme a dica da Solange na receita original. Rendeu 11 pãezinhos, mais bonitos e maiores dos que os anteriores. Abaixo, segue a receita conforme eu fiz.

Arquivo particular

Ingredientes
1 colher sopa fermento biológico seco
150 ml de leite morno
1 colher sopa de margarina
3,5 colher sopa de açúcar
1 pitada de sal
1 ovo
Aproximadamente 4 xícaras de farinha de trigo

Preparo
Coloquei os ingredientes úmidos na máquina, seguidos do açúcar, sal, farinha e fermento. Coloquei 3 xícaras de farinha e acompanhei nos primeiros minutos da mistura, acrescentando um pouco mais até a massa ficar consistente e macia. Usei um ciclo que bate/descansa/bate durante 20 minutos. Como após esse tempo a máquina assaria o pão se continuasse ligada, desliguei e deixei a massa lá, descansando. Untei a forma e liguei o forno. Modelei as bolinhas, distribuí na forma e levei ao forno por aproximadamente 40 minutos, quando os pãezinhos douraram. Passei margarina gelada sobre cada um e depois de coloca-los no prato, deixei dentro de uma sacola limpa para "abafar" e os pãezinhos ficarem mais macios.

2 comentários:

  1. Sua receita me deu vontade de tentar. Você gostou da máquina de pão? Usa com frequência? Tô pensando se vale a pena comprar uma.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu gosto muito da máquina, uso tanto para fazer o pão todo quanto para bater só a massa, porque ela tem esses esquemas de bater, descansar, bater de novo, que faz toda a diferença. Já tentei fazer pão na mão, mas não me acerto, parece que nunca cresce igual o da máquina.
      Beijos

      Excluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...