terça-feira, 13 de outubro de 2015

Minhas impressões - O diário de Suzana para Nicolas - James Patterson

É a segunda vez que leio esse livro (a primeira já faz um bom tempo), e ele é bom demais!!! Como eu já tinha esquecido alguns detalhes, achei melhor ler (e me emocionar) de novo. Eu o comprei por indicação da minha amiga Raquel, e como ela previu, adorei a história. 

Conhecemos Katie Wilkinson no momento em que ela termina de ler o diário que Matt, seu ex-namorado, deixou em sua porta logo depois de terminar abruptamente o relacionamento deles. Ela começa a lembrar do dia em que recebeu o diário, e a narrativa começa a alternar entre Katie enquanto lia o diário e passagens do próprio diário, nas palavras de Suzana. Katie sabia que Suzana tinha sido (ou ainda era?) casada com Matt, mas nunca tinha ouvido falar em Nicolas nos onze meses em que namorara Matt, e o diário era dedicado à Nicolas. O relacionamento de Matt e Katie era à distância, ele morava em Martha's Vineyard (onde Katie nunca foi visita-lo), e ela em Nova York, e eles passavam boa parte do tempo no apartamento dela. Eles se conheceram na editora onde ela trabalha, quando ele foi apresentar seu trabalho como escritor. 
Ao abrir o diário, Katie se depara com um bilhete, onde Matt diz que o diário é sobre ele, Suzana e o filho deles, Nicolas. Nesse momento, naturalmente, todos os leitores se voltarão contra Matt, e é difícil não defini-lo como um mentiroso traidor, que tendo uma esposa e um filho, se envolveu com outra mulher, que, apaixonada, nem desconfiara dessa situação. 
Tudo começa a ficar ainda pior quando Katie começa a ler o diário, onde Suzana relata momentos de sua vida com Matt, a chegada de Nicolas e algumas coisas que aconteceram em sua vida antes de conhecer Matt. 
Se Matt tivesse conversado com Katie sobre sua real situação, teria poupado muito sofrimento. Mas, algumas coisas são difíceis de confessar, e outras são impossíveis de colocar em palavras, e ao longo da história muitas opiniões mudarão. 
Como Matt havia escrito no bilhete, o diário esclareceria as coisas para Katie, coisas que ele fora incapaz de lhe contar pessoalmente, e a leitura não seria fácil em muitos momentos. Posso dizer que sofremos junto com todos os personagens nesse livro. As coisas não são simples para nenhum deles, e no final, não existem vilões ou mocinhos, existem sim pessoas de verdade com sentimentos de verdade, e com dificuldades reais de lidar com a vida e com tudo o que ela representa.


http://www.editoraarqueiro.com.br/livros/diariodesuzana/


Nome: O diário de Suzana para Nicolas
Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro
Sinopse:

Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. 
O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou. 
http://www.editoraarqueiro.com.br/livros/diariodesuzana/

Um comentário:

  1. Puxa, você sempre elogia esse livro, tenho que me render qualquer hora dessas. Parece bem legal mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...