terça-feira, 20 de outubro de 2015

Minhas impressões - Apenas um dia - Gayle Forman

A americana Allyson Healey e sua então melhor amiga Melanie estão em excursão pela Europa há três semanas, um presente dos pais delas no final do ensino médio. Elas ficarão poucos dias a mais que o restante do grupo, na casa da prima de Melanie, mas no último dia com o grupo, conhecem Willem, que as convida para assistir um espetáculo  de Shakespeare diferente do que elas iriam ver no teatro com os demais participantes da excursão. Elas acabam indo, e Allyson fica fascinada pelo rapaz, mas acabam não se falando mais nessa noite. Eles se encontram no dia seguinte, por acaso, no trem que as está levando para a cidade onde a prima de Melanie mora, e quando Allyson comenta de sua frustração por não ter conseguido visitar Paris, Willem a convida para passar o dia lá com ele. Ela fica um pouco em dúvida, mas acaba topando a aventura. Melanie vai para a casa da prima e Allyson e Willem partem rumo à França, para um dia inesquecível. A primeira parte do livro é toda voltada para esse dia, e acompanhamos os temores de Allyson e sua vontade de se entregar à aventura de viver um dia completamente diferente. Ela é toda certinha, organizada, e segue à risca as instruções que recebe dos pais, em especial da mãe, que é super controladora. Willem começa a chama-la de Lulu (ele não sabe seu verdadeiro nome) e ela assume uma outra personalidade, libertando-se das amarras de ser ela mesma e se descobrindo como uma pessoa diferente, mais corajosa e aberta às descobertas. Mas ao acordar sozinha no dia seguinte e esperar por ele algum tempo, Allyson acredita que Willem a abandonou perdida em Paris. Ela volta desolada à casa da prima de Melanie. Elas escondem dos pais o que realmente aconteceu no final da viagem.
A segunda parte do livro começa se arrastando na tristeza e isolamento de Allyson durante o primeiro semestre da faculdade, e chega a ser deprimente. Fiquei com muita raiva da mãe dela, que a trata como se fosse incapaz de cuidar da própria vida e de fazer suas escolhas. Ela escolhe e controla até as matéria que Allyson cursa na universidade. Depois de tirar uma série de notas baixas, mais reflexo de seu estado emocional do que falta de inteligência, Allyson resolve repensar algumas matérias, e se matricula numa aula de declamação de Shakespeare, onde conhece Dee, um rapaz de quem fica amiga e que a incentiva a ir atrás de seus sonhos. A partir daí ela começa a retomar o controle de sua vida e resolve ir até Paris sozinha tentar localizar Willem e saber o que realmente aconteceu naquele dia. Nesse ponto a história volta a ficar interessante, Allyson enfrenta o controle excessivo dos pais e mostra muita atitude e força de vontade. Ela chega a Paris e uma nova aventura começa, a busca dela por Willem e a descoberta de uma Allyson mais corajosa do que ela mesma podia imaginar.
O livro tem continuação, então termina bem na hora que não podia terminar, deixando aquele gostinho de quero mais.


http://www.editoranovoconceito.com.br/livros/apenas-um-dia/

Nome: Apenas um dia
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Sinopse:
A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida.
Apenas um Dia fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos.

http://www.editoranovoconceito.com.br/livros/apenas-um-dia/

2 comentários:

  1. Esses livros com continuação, sempre deixando a gente com gostinho de quero mais!
    Tenho gostado muitos dos livros da Gayle Forman. Esse eu já tenho, agora vc me deixou com vontade de colocar ele no início da minha lista.

    Seu blog tá muito lindo. Tô amando suas resenhas.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você está gostando do blog! É legal quando temos um feedback do que fazemos, obrigada!
      Realmente os livros da Gayle são bem legais mesmo, mas eu achei o "Apenas um dia" e o "Apenas um ano" (já li mas ainda não publiquei a resenha) mais leves do que os outros, que tem uma carga dramática mais forte.
      Beijos!

      Excluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...