sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Minhas impressões - Garota exemplar - Gillian Flynn

Amy é filha dos escritores Rand e Marybeth Elliot, que escreveram a série de livros infanto-juvenis Amy Exemplar, que acompanhou a infância e adolescência de Amy. Só que ela se sentia retratada nos livros como uma versão "perfeita" de si, algo que ela não era capaz de alcançar. Nick e sua irmã gêmea Margo (Go) são filhos de Maureen e Bill Dunne, viram o casamento dos pais terminar quando ainda eram pequenos, e não tiveram uma infância muito feliz.
Amy e Nick moravam em Nova York, até que ambos perdem o emprego e Nick resolve voltar para sua cidade natal, Missouri, para ajudar a irmã Go no cuidado com os pais, que estão doentes. Nick e Go abrem um bar em sociedade, e depois da morte da mãe, Nick passa mais tempo no bar do que em casa. Seu casamento com Amy vai relativamente bem, apesar desse distanciamento entre eles, até que na manhã do aniversário de 5 anos de casamento deles, Amy desaparece de casa, deixando para trás uma cena de provável violência. Ela foi sequestrada? Foi morta? O que aconteceu com Amy? Essas são as questões que ninguém consegue responder, e a desconfiança de todos recai sobre Nick. Ele encontra o pacote de presente de Amy para ele, e dentro do pacote está a primeira pista da "caça ao tesouro" que ela prepara todos os anos em comemoração ao aniversário de casamento. Ele resolve seguir as pistas para ver se tem algo a ver com o desaparecimento, mas cada pista descoberta parece incriminá-lo ainda mais.
Os capítulos da primeira parte do livro são divididos entre os dias de Nick após o desaparecimento de Amy e partes do diário dela, onde ela relata o dia-a-dia conturbado do casal, desde que se conheceram. Isso contribui ainda mais para que Nick seja o principal suspeito, embora ele jure para todos que não tem nada a ver com o desaparecimento da esposa, e nós leitores também vemos um Nick inocente conversando conosco em cada página, embora admita que tenha contado uma mentira ou duas para a polícia. Esse é o enredo principal da primeira das três partes em que o livro é dividido. A partir da segunda parte, é a Amy desaparecida quem fala diretamente com o leitor, e não parece em nada com a Amy bobinha e boazinha retratada no diário. Aí começamos a conhecer a protagonista de verdade, e entender que entre mocinhos e vilões, nessa história, ninguém é santo, e que os protagonistas são, no final das contas, tão doidos quanto a história toda em si. E, principalmente, que a sede de amor pode ser um combustível eficaz para alimentar a vingança.

http://www.intrinseca.com.br/livro/287/

Nome: Garota exemplar
Autora: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Sinopse

Em Garota exemplar, a narrativa não linear de Gillian Flynn se alterna entre duas perspectivas opostas e conflitantes, construindo uma atmosfera dúbia, capaz de fazer o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Com um humor perspicaz, o thriller expõe as consequências psicológicas da deterioração de um relacionamento íntimo. Se para muitos o problema está em acordar e perceber que não se conhece muito bem a pessoa com quem se divide a cama, Flynn alerta: o inferno pode ser conhecê-la bem demais.
Na manhã do quinto aniversário de casamento, Amy desaparece da nova casa, às margens do Rio Mississippi. Tudo indica se tratar de um sequestro, e Nick imediatamente chama a polícia, mas logo as suspeitas recaem sobre ele. Exibindo uma estranha calma e contando uma história bem diferente da relatada por Amy em seu diário, ele parece cada dia mais culpado, embora continue a alegar inocência. À medida que as revelações sobre o caso se desenrolam, porém, fica claro que a verdade não é o forte do casal.
http://www.intrinseca.com.br/livro/287/

2 comentários:

  1. Nossa, eu queria ler esse livro há algum tempo, mas acabei assistindo ao filme. Gostei bastante, acho que o livro deve ser bem legal também. Já o Juliano, não gostou nada, kkkk.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não vi o filme ainda. O livro é muito bom no começo, mas sei lá, depois fica meio esquisito, e todo mundo é totalmente doido na história...

      Excluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...