sexta-feira, 31 de julho de 2015

Minhas impressões – Meu universo revelado – Rafaela Fortunato

Antes de conhecer as poesias da Rafaela, conheci suas músicas através de seu CD “Versos em Movimento”. E gostei muito, de ambos. Confesso que a ideia de resenhar um livro de poesias me deixou um pouco apreensiva, mas a identificação com os textos dela foi praticamente instantânea, como se eu mesma pudesse ter escrito algumas daquelas linhas, e tenho certeza que lerei o livro muitas vezes mais.
O livro é dividido em quatro partes: do avesso ao fim, meu mundo a girar, cantos de transmutação e futuro presente.
Na primeira parte, do avesso ao fim, destaco “viver o que é?”, que traz uma reflexão sobre a vida e os sentimentos que a envolvem; “culpas, de que?” mostra algo que percebo em mim, um sentimento de culpa geral que acredito que muitas pessoas carregam, e que não tem razão de ser; “repostas” também parece refletir coisas que penso e sinto, muitos ‘serás’ e ‘por quês” que já passaram por meus pensamentos. Há três poesias sobre “o fim”, que podem servir para os muitos fins com que nos deparamos na vida. E em “ser um só”, a autora fala de uma solidão necessária, o momento do encontro consigo, de aprendizado interior.

“então, por que é que eu insisto
em tentar entender tudo isso?
melhor ignorar
refletir é pior que chorar” – o fim (1)


“ser um só
é ser muitos dentro de si
é deixar tudo fluir
é querer se amar acima de tudo” – ser um só

A segunda parte, meu mundo a girar, nos apresenta três autorretratos, e me vi descrita no terceiro, “autorretrato (2)” (reflexões semelhantes ao meu texto “Sou como sou”, aqui). Em “fugindo do tempo”, uma reflexão sobre a velocidade do tempo.

“nada consegue ser mais controlador
o tempo anda na sua velocidade
alegrias parecem sempre tão curtas
e dores tão extensas” – fugindo do tempo

Na terceira parte, cantos de transmutação, gostei muito de “não estou cega”, que é uma forma de entrega, ou mesmo uma declaração. Em “dias e dias”, um constatação do dia a dia, das alterações de humor por que passamos de um dia para outro. No poema “agora eu sei”, sobre os diversos tipos de dores que passamos e nos fazem aprender. Em “isso é viver”, outra forma de falar do dia a dia, de sentimentos e atitudes que compartilhamos.

“mas um momento difícil
que talvez fui eu quem criei
se não for do destino
é o meu jeito de ser” – agora eu sei


“eu não sei o que me faz sonhar tão alto
eu não sei o que faz você
ainda querer me ouvir” – isso é viver

A quarta parte, futuro presente, traz o poema “caneca por caneca”, sobre como é difícil falar do que sentimos, ou como nos sentimos. Em “amo-te”, uma bonita declaração de amor. E o que considero o mais bonito, “lírio em flor”, que em sua página da web (aqui) Rafaela dedica à sua filha, todo o amor de mãe, toda a força e fragilidade que sentimos quando se trata de um filho nosso.

“como é difícil cuidar de você
ao seu lado ampliam-se as minhas incapacidades
ao mesmo tempo que se expande o meu amor
lírio em flor” – lírio em flor


Arquivo particular



Nome: Meu universo revelado
Autora: Rafaela Fortunato
Editora: Giostri
Sinopse:

A obra Meu universo revelado traz poemas que demonstram o íntimo da autora. O avesso ao fim representa o ato de desconstruir-se por meio da poesia, utilizando-se dos versos para penetrar no mais profundo abismo da própria alma, com um mergulho nas angústias e alegrias, em tudo que é denso e infinito. Em seu primeiro livro, Rafaela Fortunato parte da sensação de finitude para o autorretrato, a transmutação e as sensações causadas pelo futuro presente “esses sentimentos me percorrem, me perturbam, me ressoam, me alegram, me entristecem, me machucam, me renovam, como um ser que sempre está morrendo e nascendo, nascendo e morrendo, morrendo e nascendo, latejando, renascendo”.
Texto retirado da orelha do livro

Um comentário:

  1. Acho poemas lindos, mas confesso que não consigo ler. Acho muito complicado de entender, daí fico muito tempo lendo o mesmo e isso me cansa. Queria apreciar mais.

    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...