segunda-feira, 18 de maio de 2015

Minhas impressões - Extraordinário - R. J. Palacio

“Vamos encarar os fatos, o universo não foi legal com Auggie Pullman.”
Essa frase, dita por Miranda, amiga da irmã de August e dele, resume bem a realidade dele, no que se refere à sua aparência. Devido a uma série de problemas genéticos, ele não é bonito, seu rosto não é agradável de se olhar. Ele sabe disso, e já está acostumado com a reação das pessoas. Não que não o magoe, mas é assim que é. Por outro lado, o universo foi muito bom com Auggie porque o fez nascer em uma família onde todos o amam e zelam por seu bem estar, e não tem vergonha nenhuma de estar com ele, onde quer que seja. Sua irmã Olivia, mais conhecida como Via, é um pouco mais velha que ele, e o defende do que for preciso. Seus pais fazem de tudo para vê-lo feliz. Desde o seu nascimento, ele passou por muitas cirurgias para adequar sua face para as funções mais vitais, como respirar e comer. Nenhuma cirurgia, porém, foi capaz de deixar-lhe com uma aparência mais suave. Mas por trás desse rosto estranho, vemos um garoto doce, muito querido por todos que convivem com ele. Por causa de todas as intervenções médicas por que passou em seus dez anos, Auggie nunca foi à escola. Quem lhe ensinava era a mãe, em casa mesmo. Quando ele fica um bom tempo sem precisar de médicos e hospitais, os pais decidem que é hora, finalmente, dele ir para a escola. Todos, principalmente August, ficam receosos, mas acabam concordando.
A vida na escola não é nada fácil para ele, como já era de se prever. As crianças podem ser cruéis e perversas nos mais diferentes níveis. Enquanto alguns o tratam com naturalidade, outros o ignoram, alguns o evitam e há ainda quem o trate mal.
O livro é narrado por August e pelas pessoas mais ligadas a ele, Via (irmã), Summer (amiga da escola), Jack (amigo da escola), Justin (namorado da Via) e Miranda (amiga da Via e do Auggie). August fala de seu dia-a-dia, da escola, da convivência com a família e os amigos, e os demais falam sobre August e a maneira como o enxergam.

Impossível não se emocionar com esse menino, sua força, sua coragem e seus desafios. Gostei muito da forma como a autora tratou as questões presentes no livro. Podia muito bem ser uma história real.


http://www.saraiva.com.br/extraordinario-4663423.html

Nome: Extraordinário
Autor: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Sinopse:
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
http://www.saraiva.com.br/extraordinario-4663423.html

2 comentários:

  1. Nossa, a história parece muito comovente. Já estou impressionada com a força desse menino.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito legal esse livro. Ao mesmo tempo que a gente fica com pena da situação dele, se surpreende com a força que ele tem, e a percepção dele sobre como a sua aparência afeta as pessoas. Gostei muito!

      Excluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...