quarta-feira, 29 de abril de 2015

Minhas impressões - Mentirosos - E. Lockhart

Penny, Carrie e Bess são três irmãs disputando a preferência do pai, Harris Sinclair, após a morte da mãe, Tipper. Elas disputam qual casa da ilha de veraneio da família ficará com cada uma. Há uma casa onde fica o pai e uma para cada filha, e a distribuição antiga não está mais satisfatória para alguns. Elas disputam também qual dos filhos é o(a) neto(a) preferido(a).
Cadence, Mirren e Johnny são os netos mais velhos, e Gat é amigo da família de Johnny. São adolescentes, e durante os verões, desde que eram crianças, são inseparáveis. Cadence é apaixonada por Gat e eles acabam se envolvendo em um romance de verão. Os jovens discordam de todo desentendimento entre as tias de Cadende e sua mãe, pois isso poderá afastá-los dos verões na ilha, uma vez que cada mãe tenta usar seu filho para atingir e sensibilizar o avô.
Um acidente acontece com Cadence no verão de seus quinze anos, e ela não é capaz de lembrar o que de fato aconteceu durante os próximos dois anos, e ninguém na família está disposto a contar muita coisa para não “forçar sua memória”. Ela resolve voltar à ilha para tentar recuperar suas lembranças, e as respostas que finalmente encontra não são nada fáceis de aceitar.
A história é contada por Cadence - que é um bocado melodramática - e começa dois anos depois do acidente que a fez perder a memória sobre o que de fato aconteceu com ela, deixando-a apenas com algumas lembranças daquele verão dos seus quinze anos. Ela volta ao passado para contar sobre sua família e como surgiu o grupo Mentirosos, formado por ela, Mirren, Johnny e Gat (confesso que não entendi o porque de "Mentirosos"), e chega ao "verão dos quinze", quando a narrativa se interrompe e ela surge pós-acidente, desmaiada na praia. Aí a narrativa retoma o momento presente, dois anos depois, quando ela resolve voltar a ilha para buscar as respostas que ninguém dá, sobre o que houve naquela noite. E ela tem que enfrentar as verdades que se escondem nas suas próprias lembranças, e que foram bloqueadas pelo trauma. Tirando o melodramatismo da protagonista, o livro é bem legal, e o final foi totalmente inesperado.
http://www.saraiva.com.br/mentirosos-8106687.html
Nome: Mentirosos
Autor: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Sinopse:

Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano eles passam as férias de verão numa ilha particular. Cadence — neta primogênita e principal herdeira —, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Cadence admira Gat por suas convicções políticas e, conforme os anos passam, a amizade com aquele garoto intenso evolui para algo mais. Mas tudo desmorona durante o verão de seus quinze anos, quando Cadence sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.
http://www.saraiva.com.br/mentirosos-8106687.html

2 comentários:

  1. Tem sequência? Não explica o por quê do nome? Que estranho...

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não tem sequência, a história em si ficou bem esclarecida. Só o nome deve ter sido uma tradução equivocada. Bjs!

      Excluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...