terça-feira, 31 de março de 2015

Minhas impressões - Eleanor e Park - Rainbow Rowell

A história é sobre dois adolescentes e a forma como seus caminhos e suas vidas se encontram. Eleanor é nova na cidade, está voltando a morar com a mãe, o padrasto e os irmãos, depois de passar um ano morando na casa de um casal de amigos da mãe porque foi expulsa de casa pelo padrasto, que é um completo babaca. Por aí já dá para ver que nem tudo são flores na vida dela. Sua mãe é submissa ao padrasto, e seu pai não se importa muito com os filhos, além de não pagar pensão. Para complicar um pouco mais a sua vida, ela não se encaixa nos padrões de normalidade definidos pelos populares da escola: é ruiva, branquinha, gordinha e não tem condições de comprar roupas mais adequadas a seu tamanho e idade. Isso gera uma implicância da parte dos outros colegas (essa mania que muitas pessoas tem de julgar peso, cabelo, jeito de se vestir). No ônibus escolar, rumo ao primeiro dia dela na escola, ela conhece Park, que apesar de achá-la um pouco esquisita, oferece o lugar ao seu lado para ela se sentar. A mãe dele é coreana, e ele tem os olhos puxados, o que, aos olhos dele, seria motivo para sofrer implicância também, mas de alguma forma os implicantes da escola o respeitam. Ele tem um relacionamento normal com os pais e financeiramente a família não tem problemas. A princípio, os dois nem conversam, até que Park percebe, com o passar dos dias, que Eleanor acompanha os gibis que ele lê no ônibus. A partir daí surge uma amizade silenciosa entre eles, quando Park empresta (sem dizer uma palavra)  gibis e fitas cassete para ela, até que começam timidamente a trocar algumas palavras e o que surge entre os dois é um sentimento muito maior, com o qual ambos não sabem bem como lidar: o amor. É bonito e triste ao mesmo tempo, principalmente por conta da situação de Eleanor, que não pode conversar abertamente com a mãe sobre o que acontece em sua vida, e precisa mentir para ela para encontrar Park fora da escola. Muitas coisas ficaram no ar durante a história, e o final ficou por conta da imaginação, porque não fica bem claro o que acontece.

http://www.saraiva.com.br/eleanor-park-6815325.html

Nome: Eleanor e Park
Autor: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Sinopse
Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.
http://www.saraiva.com.br/eleanor-park-6815325.html

2 comentários:

  1. Puxa, a história parece linda. Uma pena que não deixaram claro o final dele.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... esses dias li uma frase no facebook, não sei de quem e nem lembro exatamente aonde, que diz que ler um livro é 50% o que está escrito e 50% a imaginação do leitor... nesse caso o desfecho fica pra imaginação!

      Excluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...