segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Teste e Gostei - Empadão de frango

Esse empadão fez sucesso no Chá de bebê da minha irmã, e no aniversário da avó do meu marido. A receita original da massa peguei no blog do meu primo AQUI, e o recheio fiz por conta própria.
Para essa forma que aparece nas fotos, fiz receita dupla da massa (a forma é bem grande), e usei cerca de 1,3 kg de peito de frango sem osso. Cozinhei na pressão por 20 minutos, e desfiei conforme a dica da Mimis AQUI, reservei o caldo do cozimento, deixei só o frango na panela de pressão, fechei e sacudi e chacoalhei a panela. Abri, vi que ainda tinha uns pedaços, fechei e sacudi de novo. Depois disso ficou tudo devidamente desfiado. Aí coloquei um pouco de óleo na panela, refoguei cebola e alho, e acrescentei o frango. Fui colocando o caldo do cozimento para deixar mais molhadinho, e coloquei colorau para dar uma corzinha. Temperei com Arisco, pimenta do reino, cebolinha verde e salsinha. Depois que desliguei a panela, acrescentei uma caixinha de creme de leite para deixar cremoso. Ficou assim:

Arquivo particular

Deixei o recheio esfriando e fui fazer a massa... Esses ingredientes são da receita simples, eu fiz tudo duplicado:

Ingredientes:

3 xícaras chá de trigo
1 colher chá rasa de sal
1 pacote de queijo ralado (considero opcional)
½ colher chá de fermento
3 colheres sopa de margarina
1 xícara chá de óleo
40 ml de água fria

Preparo: Misture todos os ingredientes, primeiro com uma colher, depois com as mãos, até ficar tudo bem misturado e dar o ponto.

Arquivo particular

Cubra com plástico filme, ou coloque o recipiente em uma sacola bem limpinha e leve à geladeira por 20 minutos. Depois, divida a massa em duas partes, e cubra o fundo de uma forma (não precisa untar). Depois, fure a massa toda com um garfo, para evitar a formação de bolhas.

Arquivo particular

Distribua o recheio sobre a massa, e se quiser, acrescente requeijão, catupiry ou cheddar. Para essa forma, usei 2 copos de requeijão.

Arquivo particular

Depois, cubra com o restante da massa. Para tentar deixar a massa mais lisa, coloquei minha tábua dentro de um saquinho desses para freezer e abri a massa sobre ele. Dividi a massa em duas e fiz em duas etapas.

Arquivo particular


Depois virei sobre a forma e retirei a tábua de dentro do saquinho. Aí foi só ajeitar a massa:

Arquivo particular

Se quiser, pincele a massa com gema de ovo, leve ao forno por +-40 minutos e pronto!

Arquivo particular

Muito gostoso!!!





Um comentário:

  1. Que dica boa essa de chacoalhar a panela pra desfiar. Parece bom!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...