quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Testei e gostei – Iogurte natural desnatado caseiro

Eu já vi essa dica em tantos sites e blogs por aí, que não seria capaz de citar um ou dois... Não tinha testado ainda, sempre que fazia, era do modo mais simples, misturando o iogurte natural ao leite e deixando descansar durante a noite, envolto em pano de prato e uma sacola, mas dessa forma ele não ficava lá muito cremoso, seja com ingredientes desnatados ou integrais.
Faz umas 3 semanas que tenho feito da maneira como explico abaixo, com leite e iogurte desnatado, e fica bem cremoso, igual aos iogurtes naturais adquiridos no mercado. Esse iogurte que uso na receita, já é o que preparei na semana anterior (que foi feito com o iogurte comprado), que guardei no potinho que comprei da primeira vez, fechei com plástico filme e guardei na geladeira. Fiz um vídeo para tentar mostrar a consistência que fica:


video
Arquivo Particular

Então vamos lá...

Ingredientes
1 litro de leite (uso o desnatado, mas pode ser feito com semi ou integral)
1 potinho de iogurte natural (uso o desnatado, mas pode ser feito com semi ou integral)

Modo de preparo
Aqueça o leite até 40 graus (se você, como eu, não tem termômetro culinário, deixe a uma temperatura em que consiga permanecer com o dedo dentro do leite por 10 segundos). Se ficar muito quente, deixe descansar um pouco, sempre testando para que chegue no ponto ideal de temperatura. Transfira o leite para um pote com tampa, e misture o iogurte natural. Em seguida, embrulhe o pote fechado com pano de prato e coloque dentro de uma sacola. Feche a sacola e deixe em local abafado (eu costumo deixar dentro do microondas desligado) por pelo menos 8h, no máximo 10h, para evitar que azede tudo de vez. Depois é só levar a geladeira. Rende +- o equivalente a 6 potinhos de iogurte.

 Arquivo Particular


Você perceberá que vai ficar um "soro" sobre o iogurte, o que é normal, e acontece com os comprados também. Basta mexer um pouco com uma colher cada vez que for consumir. Não esqueça de separar a quantidade no potinho para fazer novamente. Aí é só comprar mais um litro de leite e repetir os passos. Tenho consumido a receita em uma semana, então não sei quanto tempo mais pode ficar na geladeira sem azedar.
Eu costumo consumir a medida de um copinho com uma colher de aveia em flocos e 4 gotas de adoçante, e fica muito bom.
Se preferir com outros sabores pode misturar uma colher de chá rasa de suco em pó, do sabor que preferir ou frutas picadas, mel, granola... Pode ser utilizado em receitas que pedem iogurte natural também. Importante lembrar que deve ser feita a mistura com outros ingredientes somente na hora de consumir, para não comprometer a consistência do iogurte ou acabar azedando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...