sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Minhas impressões – Orange is the new black – Piper Kerman

Piper é uma boa moça de família, que entra no mundo do crime meio sem querer, acompanhando sua namorada, Nora. Seu crime principal foi transportar uma mala cheia de dinheiro, fruto do tráfico de drogas praticado por Nora. Depois disso, resolve abandonar Nora e todos os demais problemas que essa relação poderia lhe trazer.
Dez anos depois, é presa por esse delito cometido no passado, e no livro narra o dia-a-dia dos 13 meses que ficou reclusa, o amor e companheirismo de seu atual noivo Larry, seus familiares e amigos que através de visitas, cartas e envio de livros, aplacaram um pouco a situação de Piper na reclusão. Lá ela acaba amiga de outras detentas, trabalha fazendo consertos elétricos e posteriormente na parte de marcenaria da prisão. Aprende muito com as companheiras de reclusão, algumas já para sair da cadeia, outras que ficarão ainda muito tempo presas.
Ao contrário da maioria das detentas, ela sabe que ao sair dali terá uma vida tranquila, com emprego certo, um noivo e uma família amorosa para lhe dar suporte. Outras sairão dali para viver em abrigos de sem-teto, tentarão lutar pela guarda dos filhos, procurarão empregos sem muita perspectiva, e algumas retornarão ao crime, e à cadeia.
Antes de conhecer o livro, tinha lido sobre a série baseada nele aqui no post da Marina Smith, do 2Beauty, e achado a história interessante.


http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/7480112

Nome: Orange is the new black
Autora: Piper Kerman
Editora: Intrínseca
Sinopse
Quando era jovem, tudo o que Piper Kerman queria era viver novas experiências, conhecer pessoas diferentes e descobrir o que fazer com o diploma recém-adquirido da prestigiosa Smith College. Anos depois, com um bom emprego e prestes a se casar, ela recebe uma visita inesperada: a polícia. Piper estava sendo intimada para responder por envolvimento com o tráfico internacional de drogas. A acusação era verdadeira: recém-formada, Piper teve um caso com uma traficante glamorosa que a convenceu a levar uma maleta de dinheiro para a Europa. Sua aventura pelo submundo do crime voltou à tona no dia em que a polícia bateu à porta dela. Depois de uma dolorosa odisseia pelo sistema judiciário americano, Piper é condenada a quinze meses de detenção numa penitenciária feminina no meio do nada — longe dos amigos, da família e de tudo o que ela conhecia. Em "Orange Is the New Black", Piper apresenta casos curiosos, perturbadores, comoventes e divertidos do dia a dia no presídio. Cercada de criminosas, logo percebe que aquelas mulheres são muito mais complexas do que ela imaginava. Ao mesmo tempo que aprende a conviver com regras arbitrárias e um rigoroso código de conduta, Piper revela as alegrias e angústias das presidiárias e analisa a crueldade com que o sistema carcerário as desumaniza e faz com que sejam invisíveis ao mundo exterior.
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/7480112

Um comentário:

  1. Assisti ao primeiro episódio do seriado e achei bem legal. Acho que vou dar uma chance para o livro.

    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...