terça-feira, 5 de agosto de 2014

Minhas dicas de leitura

Leio praticamente de tudo: romance, drama, aventura, suspense, biografia... tudo vai de gostar da sinopse e ser cativada nas primeiras páginas. Claro que já larguei alguns livros porque não me cativaram, mas acho que não sou a única, não é?

http://escolaieb.blogspot.com.br/2009/10/pequeno-leitor.html


Depois de alguns anos de leitura, acabei criando alguns hábitos, que deixo de dica para quem quiser:

Evite ler dois livros seguidos do mesmo autor (a menos que seja uma sequência) – os autores tendem a seguir certos padrões, e se você emendar um livro no outro, pode confundir as histórias ou personagens (já aconteceu comigo, e atrapalha um bocado o andamento da leitura).

Evite ler dois livros seguidos no mesmo estilo, mesmo que de autores diferentes – da mesma forma, é provável que haja alguma confusão entre as duas histórias ou personagens.

Procure intercalar estilos e autores diversos – terminou um romance? Que tal ler uma aventura, ou fantasia? Dessa forma, você se “desliga” da história anterior e de seus personagens, e a próxima leitura flui mais tranquilamente. Depois de um livro empolgante de aventura, ou um suspense de arrepiar, nada melhor que um drama ou um romance para desacelerar.

Leia dois livros ao mesmo tempo – sempre que for possível. Já li em algum lugar que ajuda a estimular o cérebro, porque o faz acompanhar as duas histórias ao mesmo tempo. De preferência, seguindo as dicas anteriores, para não fazer uma salada de histórias na cabeça. Indico principalmente para quem está lendo alguma sequência, ou um livro de muitas páginas. Fiz a experiência quando estava lendo “Crônicas de Gelo e Fogo”, porque como são 5 livros (por enquanto), por mais que dê vontade de ler rápido para saber o que vai acontecer, chega uma hora que enjoa um pouco... aí nada melhor do que ter um outro para se “distrair” da história. Se quiser experimentar, procure dois livros bem diferentes entre si e faça um teste.

3 comentários:

  1. Ótimas dicas Jany. Eu também faço isso. Já misturei muitos personagens do Nicholas Sparks então também revezo. Leio vários livros ao mesmo tempo, alguns parece que não vou terminar nunca, kkk.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler vários eu não dou conta não... rsrsrsrsrs
      Dois já é um desafio...
      Beijão!!!

      Excluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...