segunda-feira, 7 de julho de 2014

Meus textos - Sobre mudanças e aceitação

Engraçado como podemos mudar com o tempo, como somos hoje resultado de tudo o que vivemos até ontem, e cada palavra, cada ato vindo de outra pessoa pode afetar nossa maneira de pensar e agir, deixando-nos piores ou melhores, depende do ponto de vista.
Engraçado que ninguém chama para si a responsabilidade da mudança que ocorre no outro, por mais que a sua contribuição tenha sido mínima para a mudança, ela está lá, mas o egoísmo de cada um não permite enxergar que a sua sinceridade, a forma como coloca as situações para a outra pessoa, pode transformar para sempre a forma como ela vê esse crítico em potencial.
É muito particular de cada um a opinião que tem de outra pessoa, e nem sempre essa opinião condiz com a realidade, porque tudo o que conhecemos das outras pessoas é o que elas permitem que conheçamos. Cada um carrega dentro de si um "eu" muito diferente daquilo que está aparentando. E não é nem questão de estar representando, ou sendo duas caras. É sim uma forma de se proteger de tudo o que possa vir a atingir, magoar.
A questão é que sem querer começamos a atacar para nos defender, a nos explicar antes mesmo de recebermos a crítica, a prestar contas de coisas que nem sabemos se vamos (ou não) ser acusados. Isso ocupa um tempo danado da nossa vida, e um desgaste tremendo, físico e mental, sempre criando desculpas e motivos para poder se antecipar ao próximo golpe (crítica, comentário maldoso, cobrança...).
Isso nos deixa no limite, qualquer olhar, qualquer palavra pode desencadear uma reação inesperada, não porque o motivo seja lá muito grande, mas por tudo que vem se acumulando, que vem ficando guardado.
Mais uma vez é preciso mudar, ou aceitar de vez o que se é e que pode não estar agradando a todos (nem a si mesmo)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...